quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Comunhão e Dinâmica do Nó

    A prática do cristianismo em sua simplicidade é a comunhão, ao qual devemos ter diariamente com o nosso Deus e com as pessoas que nos rodeiam.
    A oração é o meio mais eficaz de entrar em comunhão com Deus, é através deste meio que podemos nos abrir com o Pai a qualquer momento como se estivéssemos conversando com alguém do nosso lado, e com o estudo de sua Palavra entendemos o que o Pai deseja para nós e assim transmitir a sua vontade para o mundo, em especial, os nossos próximos.
A comunhão com os nossos irmãos é necessária para pormos em prática os ensinamentos da palavra de Deus e criar fortes amizades para aprender mais como ser humano e como cristão, com o objetivo de mostrar cada vez mais o caráter de Cristo e trocar experiências, enfim comunhão é crescimento, é quando podemos ajudar e ser ajudado, advertir e ser advertido, ensinar e ser ensinado, ouvir e ser ouvido, rir quando for para rir e chorar quando for para chorar.

     Por mais que sempre tenhamos pessoas com mais e menos afinidades, não devemos desprezar ou ignorar ninguém, pois, nunca saberemos quando precisaremos um do outro ou mesmo o que perderemos em crescimento ao desprezar alguém.
     Realizamos uma dinâmica bastante divertida e instrutiva para mostrar uma idéia de união de grupo e também para observar o comportamento de cada um:

     Dinâmica do Nó:
 
     Formando uma roda com aproximadamente 20 pessoas pedimos para que cada um se lembrasse quem era quem no seu lado direito e esquerdo, após isso cada um começou a caminhar aleatoriamente na área gerada pela roda até ficar bem misturado.







     Após pararem pedimos que, sem sair do lugar, identificasse quem estava no início em seus respectivos lados e assim dar a mão direita para a pessoa que estava a sua direita e a mão esquerda a pessoa que estava a sua esquerda, após um longo espreguiçamento e berros todos conseguiram se encontrar de alguma forma formando um emaranhado de pessoas.

    Pensando que talvez esta tenha sido a parte mais difícil foi dada missão de, sem tirar as mãos, desfazer este nó humano, e foi agacha daqui sobe dali, até que aos poucos as pessoas foram desmembrando o nó e formando a roda inicial, e após um árduo trabalho conseguirem formar e comemorar por tal feito aparentemente impossível.




 



   





      Com isso podemos observar que, para desmembrar o nó foi necessário interação com mais pessoas do que apenas as que representavam ser de mais afinidade, assim aprendemos que por mais que tenhamos um grupo (a roda inicial), cada um com suas amizades, quando temos uma missão ou um problema (o nó na roda), é extremamente necessário ter união de vontade, de pensamentos, de propósitos para chegar a solução do problema e muitas vezes interagir com pessoas que muitas vezes não fazem parte da nossa roda de confiança.
     
     Todos têm o mesmo valor para Deus, de tal forma, sempre devemos dar uma chance às pessoas de serem ouvidas e de serem usadas para um mesmo propósito dado por Cristo Jesus a todos que o aceitaram.

7 comentários: